Avaliação Capes

A avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES) é um processo fundamental para a qualidade da educação superior no Brasil. Essa avaliação tem como objetivo analisar e classificar os programas de pós-graduação stricto sensu, em relação à produção acadêmica, a formação de recursos humanos e sua inserção social.

A cada quadro anos os Programas de Pós-graduação profissional são avaliados em relação aos seguintes critérios:

  • Identidade e condições de funcionamento do Programa: missão, corpo docente, infraestrutura, articulação entre áreas de concentração, linhas/projetos de pesquisa e estrutura curricular
  • Princípios, procedimentos e usos dos resultados da auto-avaliação alinhados ao planejamento estratégico do Programa
  • Planejamento estratégico do Programa em articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional ou equivalente, incluindo as políticas afirmativas e de promoção de equidade
  • Qualidade das teses, dissertações/TCC ou equivalentes e adequação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa
  • Destino e atuação dos egressos do Programa em relação à formação recebida
  • Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos do Programa
  • Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente do Programa
  • Impactos do programa para a sociedade
  • Inovação, transferência e compartilhamento do conhecimento
  • Inserção, visibilidade, popularização da ciência

 

O resultado da avaliação dos programas profissionais varia de 1 a 5, sendo que 3 é o mínimo para manter o funcionamento dos programas. No quadriênio 2027-2020 o Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde conquistou a nota 4. CONFIRA AQUI

A importância dessa avaliação se dá por diversos fatores:

  1. Qualidade Acadêmica: A avaliação permite identificar os programas que estão se destacam em termos de qualidade da formação de mestres e doutores.
  2. Fomento e Recursos: Os resultados da avaliação influenciam a distribuição de recursos financeiros e apoio institucional.
  3. Transparência e Credibilidade: A avaliação quadrienal proporciona um panorama claro da situação dos programas de pós-graduação, aumentando a transparência e a credibilidade das instituições de ensino superior.
  4. Desenvolvimento Regional: Ao avaliar a inserção social dos programas, a CAPES contribui para o desenvolvimento regional e incentiva a formação de profissionais que atendam às demandas locais.
  5. Inovação e Pesquisa: A avaliação estimula a inovação e a pesquisa de qualidade, promovendo a produção de conhecimento relevante para a sociedade.

Assim, a permanência do funcionamento do Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde requer o esforço do corpo docentes e discentes, com o apoio institucional, para empreender melhorias contínuas e permanecer contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia no país.

Pular para o conteúdo