Programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde da ESPDF Modalidade Mestrado Profissional

Ementas das disciplinas

Metodologia de Projetos
Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa: Escolha do tema, título, problema e questões da pesquisa. Relevância, exequibilidade, planejamento e custos, Taxionomia de Bloom, objetivos gerais e específicos. Aspectos éticos da pesquisa. Apresentação dos conceitos de tecnologia e inovação para o desenvolvimento de projetos para o aprimoramento da qualidade da assistência à saúde, estimulando o desenvolvimento de produtos técnicos e/ou tecnológicos.

Métodos Quantitativos de Pesquisa
Introdução à pesquisa quantitativa; Seleção dos sujeitos do estudo, planejamento das medidas, hipótese do estudo, estimativa do tamanho da amostra; Delineamentos de estudos clínicos; Conceitos básicos de epidemiologia; Métodos paramétricos e não paramétricos de análise de dados.

Métodos Qualitativos de Pesquisa
Métodos qualitativos de Pesquisa em saúde. Instrumentos de coleta de dados: entrevistas, questionários, análise documental, observação, imagens. Tipos de análise dos dados, softwares para análise de dados em pesquisas qualitativas. O planejamento da pesquisa qualitativa, a elaboração do projeto de pesquisa e seu plano metodológico. Definição do tema, questões norteadoras, objetivos, suporte teórico, traje metodológico, o processo investigativo, análise dos dados, resultados e discussão dos dados de pesquisa qualitativa. Os aspectos éticos envolvidos na pesquisa qualitativa.

Gestão em Saúde
Contextualização histórica, política e social do sistema de saúde no Brasil. Avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Influência dos modelos econômicos, contextos políticos e das desigualdades sociais nos sistemas de saúde. Sistemas de saúde comparados. Planejamento em saúde. Práticas políticas, institucionais e técnicas na viabilização do modelo de atenção à saúde. Modelos de atenção à saúde. Atenção hospitalar e pré-hospitalar. Vigilância em saúde. Atenção primária e domiciliar. Linhas de cuidado e redes integradas de atenção à saúde no contexto do SUS.

Fundamentos da Saúde Baseada em Evidência
Formulação da pergunta da pesquisa. Avaliação do risco de viés. Abordagem técnica e metodológica da síntese de evidências. Tradução do conhecimento. Aplicação da síntese de evidências nas políticas e práticas públicas e a Apresentação de ferramentas para sintetizar as evidências existentes.

Estágio em Docência
Atividade curricular definida como a participação de estudante de pós-graduação no Programa Educacional de Módulos Temáticos em atividades de Aprendizagem Baseada em Problemas nos cursos de graduação, para a complementação da formação pedagógica, sob a supervisão de um tutor e um orientador.

Seminários Interdisciplinares em Saúde da Mulher
Contexto histórico das políticas de saúde da mulher no Brasil e no mundo. Os indicadores de saúde materna e infantil nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Morbidade e mortalidade materna e infantil. Gênero, raça, desigualdades sociais e implicações para as mulheres. Abordagens clínica no ciclo de vida das mulheres. Integração ensino-serviço-comunidade no ensino e pesquisa. Discussão dos projetos dos estudantes.

Seminários Interdisciplinares em Saúde do Adulto
Apresentação de seminários relacionados ao estado-da-arte na área de saúde do adulto incluindo as políticas públicas, quadro epidemiológico atual dos portadores de Covid-19. Palestras com enfoques interdisciplinares em áreas de conhecimento envolvendo a atenção do adulto. Apresentação de seminários que permitam a discussão dos projetos dos estudantes e uma visão prática integrando a vida acadêmica do estudante e o mercado de trabalho.

Oficinas de Elaboração de Artigo Científico
Passos essenciais para a elaboração de artigos científicos; A estruturação dos diversos tipos de produção (Editorial, Artigos originais, Revisão (revisão sistemática com e sem meta-análises, revisão integrativa e Scoping Review), Reflexão, Relato de Experiência e/ ou Inovação Tecnológica, Carta ao Editor e Resposta do autor); Tendências das publicações científicas na área da saúde; O processo editorial; Critérios de avaliação de manuscritos submetidos para publicação em periódicos científicos.

Sistematização da Assistência de Enfermagem
Dimensões ontológicas, epistemológicas e metodológicas da assistência em saúde no processo de trabalho da Enfermagem. Teorias de enfermagem e o processo de cuidar em enfermagem, situação atual e perspectivas. Recursos tecnológicos e metodológicos de informação e comunicação em saúde e enfermagem. Dimensões das diretrizes de cada etapa do processo de enfermagem, enquanto metodologia do cuidar. Estratégias de planejamento da sistematização da enfermagem nos diversos níveis de complexidade com a construção e validação de instrumentos para serem utilizados na pesquisa, no ensino e na prática clínica. Atividade em grupo para a produção do conhecimento científico a respeito da sistematização da enfermagem aplicada na gestão, ensino e assistência

 

Entre em contato

Fundação de Ensino Superior em Ciências da Saúde (FEPECS)
Escola de Saúde Pública do Distrito Federal  (ESPDF)
Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde

Pular para o conteúdo