Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde – Balanço 2024

O ano de 2024 começou intenso e foi palco de muitas atividades e avanços no Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde da ESPDF/FEPECS. Neste balanço, destacamos as principais realizações do ano que serão fundamentais para o planejamento do próximo ano e do próximo quadriênio, visto que a maioria são ações que demandam continuidade e aperfeiçoamento dos processos de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no âmbito do Distrito Federal.

Bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Mestrado

Inicialmente é importante destacar o movimento de entrada e saída de estudantes. Em 2024, 20 mestrandos defenderam o Trabalho de Conclusão do Mestrado. Foram produzidas pesquisas avaliativas sobre os serviços assistenciais que subsidiarão melhorias nas políticas públicas, novas tecnologias para o apoio ao cuidado nos serviços de saúde do SUS-DF, cartilhas e guias de autocuidado para a população, protocolos assistenciais, entre outros produtos. Também foram publicados artigos que contribuirão com a divulgação cientifica em âmbito nacional e internacional.

Aula inaugural do primeiro e segundo semestre de 2024

A aula inaugural de 2024 foi um sucesso. Tivemos a participação da Prof. Luciara Fabine Sebold da Universidade Federal de Santa Catarina, momento em que debatemos sobre a criação de produtos no mestrado profissional e sua relevância para a qualidade do cuidado de enfermagem. 

Após o processo seletivo tivemos a entrada de 20 novos mestrandos novos para o período de 2024-2025. A aula inaugural e a primeira disciplina, integrou as duas turmas em um esforço de articulação entre estudantes veteranos e ingressantes. 

Aprovação da APCN do Doutorado

Em meados do ano, tivemos dois momentos importantes do Programa: aprovação do Doutorado Profissional. O Programa demonstra seu compromisso com o desenvolvimento da região Centro-Oeste ao conquistar a aprovação do Doutorado Profissional. Essa nova etapa permitirá a formação de pesquisadores e profissionais capazes de gerar conhecimento e soluções inovadoras para os desafios em saúde da região.

Foram muitos eventos ao longo do ano:

– XIV Fórum dos Mestrados e Doutorados Profissionais em Enfermagem em Manaus – participaram duas professoras, Prof. Leila Göttems, coordenadora do Programa e a Prof. Maria Liz Cunha de Oliveira, com mais três mestrandos do programa, com apresentação de trabalhos. Durante o fórum o Programa foi agraciado com um certificado de reconhecimento pelos esforços de ter uma Proposta de Doutorado Profissional aprovada junto a CAPES, contribuindo assim para a redução das assimetrias na formação avançada de pesquisadores na Região Centro-Oeste. 

 26º Congresso Brasileiro Dos Conselhos De Enfermagem – CBCENF em Recife – participaram a Vice coordenadora do programa, Prof. Angela Barros e duas egressas. 

19° Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, o 16° Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem e o 4° Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental em 2024

– 21º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal (DIC) e o 30º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) – vários docentes foram avaliadores dos trabalhos e expositoras junto com seus bolsistas de Iniciação Cientifica. Alguns projetos contemplara a ação conjunta de mestrandos e estudantes de IC, com menção honrosa.

 

– Reunião Temática de Ciências e Tecnologia & Inovação em Saúde, para a 5ª Conferência Nacional de CT&I

Foram realizadas muitas capacitações e mentorias para o corpo docente do Programa. Dentre as quais destacamos:

Curso De Desenvolvimento De Competências Pedagógicas Para Docentes De Mestrado E Doutorado Profissional Em Enfermagem – foram 100 horas de atividades intensas, com a participação da Prof. Luciara Fabine Sebold e 13 docentes do programa, com debates intensos sobre métodos de ensino e pesquisa, produção e divulgação acadêmica e outros temas.

Elaboração De Projetos De Pesquisa E Desenvolvimento Tecnológicos E Inovador – foram momentos de debate e produção de novos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que resultaram em 3 novos projetos de pesquisa com fomento da FEPECS.

Curso De Implementação De Evidências – Joanna Briggs Institute (JBI) – 8 docentes concluíram a primeira parte do curso de implementação de evidência. Sem dúvida, serão habilidades avançadas que promoverão o aprofundamento metodológico da produção acadêmica do Programa.

Docentes pelo mundo!!!!

As Professoras Leila Göttems e Aline Imoto realizaram importantes atividades de internacionalização do Programa, com visitas técnicas e participação em eventos em Portugal, Canadá e com  participação no Global Evidence Summit na República Tcheca. 

O ano de 2025 terá muito mais!!!!

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